O TRATAMENTO DE DADOS SENSÍVEIS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: as dificuldades encontradas pelas prefeituras municipais localizadas no Alto Paranaíba em Minas Gerais

Autores

  • MICHELLE LUCAS CARDOSO BALBINO Faculdade Patos de Minas - FPM Autor
  • FLAVIA OLIVEIRA GUEDES SILVA Faculdade Patos de Minas Autor

Palavras-chave:

Compliance. , Dados sensíveis. , Governança. , LAI. , LGPD.

Resumo

O presente trabalho analisa o tratamento de dados sensíveis da população municipal pelas administrações públicas dos dez maiores municípios do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Identifica a necessidade de adequação jurídico-normativa e atualização constante no processo de governança para garantir a segurança da informação. O objetivo geral é analisar a proteção de dados dos cidadãos pela gestão pública, apontando a efetividade da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Lei de Acesso à Informação (LAI) nas gestões municipais. A metodologia utilizada é a pesquisa normativa-jurídica de caráter exploratório, que busca desenvolver, esclarecer e modificar conceitos relacionados ao tratamento de dados pessoais. Os resultados indicam falhas no tratamento de dados sensíveis devido a programas de governança obsoletos e à falta de compliance. Conclui-se pela necessária revisão dos procedimentos de gestão para promover a segurança dos dados, recomendando a capacitação periódica dos servidores e a implementação de programas de compliance para otimizar a governança municipal.

Biografia do Autor

  • MICHELLE LUCAS CARDOSO BALBINO, Faculdade Patos de Minas - FPM

    Doutora em Direito, Faculdade Patos de Minas - FPM 

  • FLAVIA OLIVEIRA GUEDES SILVA , Faculdade Patos de Minas

    Graduanda em Direito pela Faculdade Patos de Minas. Graduada em Estudos Sociais com Licenciatura Plena em Geografia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS/DF).

Downloads

Publicado

2024-08-20